Natal decreta situação de emergência por conta das chuvas

Publicado em 29/11/2023 - 17:24 Por Gabriel Correa - Repórter Rádio Nacional - São Luís - MA

A prefeitura de Natal decretou situação de emergência por 90 dias nas áreas afetadas pelas chuvas que castigaram a capital do Rio Grande do Norte, nesta semana.  

O decreto publicado em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira determina que a Secretaria Municipal de Governo passa a coordenar todos os órgãos na resposta ao desastre. E prevê a convocação de voluntários e campanhas de arrecadação. Em caso de risco, autoridades e agentes de defesa civil têm autorização para entrar nas casas para prestar socorro ou determinar a saída dos ocupantes. 

Ficam dispensados de licitação os contratos para obras de recuperação, desde que sejam concluídas em seis meses. Nesta quarta-feira, a prefeitura de Natal retomou os serviços de saúde. 

As chuvas que atingiram Natal chegaram a 245 mm entre segunda e terça-feira, transbordando lagoas e alagando imóveis. Crateras foram abertas em ruas e avenidas, redes de drenagem foram afetadas, além de queda de árvores. O volume de chuva foi equivalente a 11 vezes a média histórica para o mês de novembro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. 

O Corpo de Bombeiros Militar acionou todo o efetivo de busca e salvamento do Norte, que estava de folga, para atender mais de 100 ocorrências na Grande Natal. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 60 pessoas ficaram desabrigadas e, muitas outras, desalojadas, explicou a secretária de planejamento, Joanna Guerra. 

As fortes chuvas também atingiram o interior. Em Brejinho, região agreste, a chuva chegou a 320 mm. Isso é mais da metade do que choveu em todo este ano até agora. 

Segundo meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária potiguar, a dimensão da chuva não foi detectada por nenhum sistema de previsão e foi causada pela formação de nuvens incomuns em áreas equatoriais e litorâneas. A previsão do tempo até sábado é de céu parcialmente nublado com chuvas em quase todo o Rio Grande do Norte.  

Edição: Nádia Faggiani / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo
Cultura

Petrobras Cultural prevê R$ 250 milhões para projetos em todo país

Edital é destinado a projetos que promovam a diversidade, a inclusão e o fomento à economia criativa. Propostas da regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste vão receber pontuação adicional. Objetivo é contemplar regiões que, historicamente, recebem menos recursos

Baixar arquivo
Internacional

Lula reitera críticas a Israel e a Conselho de Segurança da ONU

Presidente voltou a defender mudanças no Conselho de Segurança da ONU, que, de acordo com ele, só vai representar o mundo do século 21 quando tiver representantes de países latinos, africanos e em desenvolvimento

Baixar arquivo
Cultura

“Gran Fury: a arte não é bastante” discute crise da Aids nos EUA

Em exposição no Masp - o Museu de Arte de São Paulo, a mostra traz as obras do coletivo de artistas que questionou, publicamente, os dados subnotificados do governo americano, a moralidade de instituições religiosas e a cobertura de uma mídia preconceituosa sobre o HIV/Aids

Baixar arquivo