PF deflagra duas operações de combate ao comércio ilegal de ouro

Publicado em 01/12/2023 - 17:31 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Duas operações da Polícia Federal, deflagradas nesta sexta-feira (1º), miram esquemas de comércio ilegal de ouro no Brasil.

Numa delas, a operação Eldorado, os investigadores apuram uma organização criminosa voltada à intermediação de compra e venda de ouro ilegal e lavagem de dinheiro, com o envio do minério para outros países. Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão em São Paulo e Santa Catarina. Foram apreendidos mais de R$ 2 milhões em carros de luxo, ouro e prata. As empresas envolvidas compravam o ouro irregular com ajuda de intermediários para, depois, nacionalizá-lo e enviar ao exterior. As pessoas investigadas também são suspeitas de adquirir ouro de países da África e aplicar o mesmo esquema de maquiagem.

Já a operação Ládon investiga um grupo que, entre 2018 e 2022, teria levado ilegalmente centenas de quilos de ouro para o exterior em voos comerciais a partir de São Paulo.

Os policiais federais cumpriram mandados de busca e apreensão em São Paulo, Espírito Santo, Ceará e Brasília. A Justiça determinou ainda medidas cautelares contra os investigados. Dois vão usar tornozeleira eletrônica.

Edição: Roberta Lopes/Pollyane Marques

Últimas notícias
Geral

Ponte Rio-Niterói completa 50 anos nesta segunda

A ponte foi inaugurada em 1974, erguida sobre as águas da Baía de Guanabara ajuda a compor um dos principais cartões postais da cidade. Foram 5 anos para construir a via que liga a cidade do Rio de Janeiro ao município de Niterói, além da Região dos Lagos e do litoral norte fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Natal decreta situação de emergência por causa da dengue

A Prefeitura adotou a medida, que vale por 90 dias, devido ao crescimento da doença por três semanas seguintes, o que caracteriza uma epidemia.

Baixar arquivo
Economia

Toyota vai investir R$ 11 bilhões no Brasil

A previsão é que a montadora lance novos modelos de automóveis nos próximos anos.

Baixar arquivo
Saúde

OMS estima que haverá 700 milhões de pessoas obesas em 2025

Dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, data de conscientização sobre essa doença que cresce a cada ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2025, 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estarão acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Neste domingo (3), no Campeonato Baiano, o Bahia venceu o Jacuipense por 2 a 0 e o Vitória venceu Itabuna também por 2 a 0. Já no Campeonato Carioca, Taça Guanabara, o Botafogo goleou o Fluminense 4 a 2 e o Vasco goleou a Portuguesa por 4 a 0. 

Baixar arquivo
Política

Mudanças nas regras eleitorais estão na pauta do Senado esta semana

Novas regras eleitorais devem ser debatidas na Comissão de Constituição e Justiça do Senado nesta semana. Entre as principais mudanças, aumento de 4 para 5 anos dos mandatos políticos, o fim da reeleição para o executivo, e também a possibilidade de coincidência entre as eleições federal, estaduais e municipais, que podem ocorrer no mesmo dia.

Baixar arquivo