O Rio de Janeiro encerrou o ano de 2023 com o menor número de mortes violentas em 34 anos. Foi registrada uma redução de 5% entre janeiro e dezembro de 2023, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O indicador inclui homicídio doloso, aquele em que há intenção de matar, além de lesão corporal seguida de morte, e roubo seguido de morte. No caso de mortes por intervenção de agente do estado, houve uma redução de 35%: foram 461 mortes a menos em relação ao ano anterior.
Segundo o governo do estado, o número de fuzis retirados das mãos de criminosos aumentou 28%, alcançando a marca de 610 armas de longo alcance recolhidas, o maior número dos últimos 16 anos. No mesmo período, mais de 6 mil armas de fogo foram apreendidas no estado do Rio, cerca de 16 por dia. Além disso, as polícias civil e militar realizaram quase 37 mil prisões em flagrante no ano e recuperaram, no mesmo período, 14 mil veículos roubados.
Os crimes contra o patrimônio também fecharam 2023 com dados positivos. Os roubos de carga caíram 24%. Foram 3.225 casos, o menor número para o ano desde 2011. Já os roubos de rua, como roubos de aparelho celular, a transeunte e em coletivo, reduziram 17%, registrando o menor número de casos desde 2004. Os roubos de veículos também diminuíram 12%, quando comparado com o mesmo período do ano passado, sendo o menor número de casos para o ano desde 2012.
As informações divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência lavrados nas delegacias da Secretaria de Polícia do Estado do Rio de Janeiro.





