Greve na Argentina leva companhias aéreas a cancelarem voos

Publicado em 28/02/2024 - 20:28 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

As companhias aéreas Gol e Latam, duas das principais empresas que operam voos entre o Brasil e a Argentina, cancelaram as operações da rota nesta quarta-feira (28).

Isso por causa de uma greve no setor aéreo argentino.

A Latam cancelou todas as suas operações da Argentina para o Brasil e vice-versa.

De acordo com a companhia, a empresa oferece opções de alteração do voo ou reembolso para os passageiros afetados por meio de seus canais de atendimento.

Já a Gol anunciou que cancelou todos os voos de Buenos Aires, Córdoba e Rosário.

Segundo a companhia, os passageiros podem fazer alterações sem custos adicionais.

Além disso, a Gol terá operações extras nesta quinta-feira para atender os clientes afetados. Tudo pelos canais de atendimento.

Os grevistas do setor aéreo da Argentina paralisaram as atividades à meia-noite desta quarta.

Cerca de 75 mil passageiros já foram afetados pela medida, segundo o jornal argentino La Nacion.

Mas, a TV Pública Estatal da Argentina fala em 35 mil viajantes atingidos e 400 voos cancelados em todo o país. Somente a Aerolíneas Argentina teria cancelado 331 voos.

Apenas as empresas Flybondi e American Airlines estão operando no país.

A greve veio depois que os sindicatos dos trabalhadores do setor aéreo recusaram a proposta de 12% de aumento apresentada pelas estatais Aerolíneas Argentina e pela Intercargo.

Os dirigentes sindicais exigem pelo menos 70% de aumento para que a recomposição salarial supere a inflação, segundo a TV Pública argentina.

No acumulado dos últimos 12 meses, a variação dos preços foi de 254%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo