Pesquisa aponta que taxa de suicídio cresce 6% entre os jovens no país

Publicado em 23/02/2024 - 10:35 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma pesquisa conduzida pela Fiocruz Bahia, em parceria com a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, mapeou as taxas de suicídio entre a população brasileira.

De acordo com o estudo, em uma década, essas taxas tiveram aumento anual de 6% entre os jovens.

O mesmo foi observado nas notificações por autolesões, que cresceram 20% ao ano, também entre os jovens, enquanto a média nacional foi 21%.

O Brasil e as Américas, de um modo geral, têm vivido uma tendência inversa à observada no cenário mundial. Enquanto na escala global o número de suicídios caiu 36%, entre os anos 2000 e 2019, a região das Américas teve um crescimento de 17% no mesmo período; e o Brasil, de 43%

Os pesquisadores também consideraram a distribuição das notificações por raça e etnia.

De acordo com a pesquisadora da Fiocruz, Flávia Alves, o levantamento mostra que o número de registros de suicídio e autolesões é maior entre a população indígena, com mais de 100 casos a cada 100 mil pessoas. Mas, apesar de um maior número de notificações, a população indígena apresentou as menores taxas de hospitalização, o que pode representar uma barreira no acesso ao sistema de saúde.

O estudo analisou um conjunto de quase um milhão de dados sobre mortalidade, catalogados pelos Sistemas de Informações Hospitalares e de Informação de Agravos de Notificações, todos do Ministério da Saúde.

 

Edição: Vitória Elizabeth/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo