Polícia Civil de SP fecha call center especializado em aplicar golpes

Em depoimento, atendentes disseram não saber dos golpes

Publicado em 23/02/2024 - 17:11 Por Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 29 pessoas e fechou um "call center do golpe" na rua José Paulino, tradicional área comercial do centro da capital paulista.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a quadrilha era especializada em aplicar golpes virtuais com a falsa promessa de oferecer serviços gratuitos de provedores de internet a empresas privadas.

Segundo as investigações, os suspeitos pesquisavam CNPJ de empresas, para depois entrar em contato e oferecer o serviço

Os golpistas convenciam os empresários a assinar contrato, mas ao aceitar o negócio, as vítimas contraíam dívidas superiores a R$ 3 mil. E eram ameaçadas de ter o CNPJ negativado caso não pagassem. Uma das empresas alvo da quadrilha teve um prejuízo de quase R$ 140 mil.

No local do call center criminoso, os policiais recolheram celulares, computadores e documentos. No depoimento à polícia, os atendentes disseram que desconheciam que a empresa aplicava golpes. E que a função deles era apenas ler um texto ao entrar em contato com as empresas.

Os envolvidos foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato, extorsão, associação criminosa, crime contra as relações de consumo e exercício ilegal de atividade. Também vão responder por corrupção de menores, porque três menores de idade também estavam na sede da suposta empresa de tecnologia. Eles foram ouvidos na presença dos responsáveis e depois liberados.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo