Enel São Paulo sob investigação por falhas no fornecimento de energia

Publicado em 02/04/2024 - 12:54 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Enel São Paulo já é alvo de duas fiscalizações da Aneel e da Arsesp, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado, sobre as falhas no serviço de fornecimento de energia. De acordo com a agência nacional, o objetivo é avaliar as providências sobre os problemas no serviço e se a empresa é capaz de prestar o serviço conforme o contrato de concessão.

Segundo a Aneel, desde 2018, a Enel já recebeu mais de 320 milhões de reais em multa. Uma, no valor de R$ 165 milhões, por causa da atuação da distribuidora frente aquela chuva braba de novembro do ano passado, está com recurso sob avaliação da diretoria da ANEEL.

Nessa segunda, o ministro de Minas e Energia assinou um ofício determinando que a Aneel apure a situação da Enel em São Paulo. E dependendo do que sair dessa apuração, o contrato da Enel no Rio de Janeiro pode ser afetado.

O advogado Rafael Marinangelo, especialista em licitações, diz que o desrespeito ao contrato pode encerrar a concessão, mas o serviço não pode parar.

Nós continuamos tentando contato com a Enel, mas ainda não recebemos uma resposta.

Edição: Leila Santos / Patrícia Serrão

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo