História Hoje: Jornalista perdeu Prêmio Pulitzer por reportagem falsa

Publicado em 15/04/2024 - 13:12 Por História Hoje - Brasília

Fake news parecem mais comuns agora mas não é de hoje que notícias falsas circulam nos meios de comunicação. Em 15 de abril de 1981, uma história inventada fez com que a repórter americana Janet Cooke perdesse o Prêmio Pulitzer, maior honraria concedida a um jornalista nos Estados Unidos.

O relato comovente sobre uma criança de 8 anos viciada em heroína foi publicado no jornal The Washington Post em 28 de setembro de 1980. A matéria trazia trechos da entrevista concedida pelo menino Jimmy, por sua mãe e por um traficante de drogas. O texto descrevia até mesmo o cenário onde a criança morava e seus planos para o futuro. No final, Janet Cooke detalha como viu a criança se drogar na sua frente.

Na época, as autoridades queriam que o jornal revelasse o paradeiro da criança porque se encontrava em situação de vulnerabilidade social. Mas os editores defenderam a repórter e o sigilo das fontes.

A grande história sobre “O mundo de Jimmy” levou Janet Cooke, de 26 anos, a se tornar a primeira jornalista afroamericana a ganhar o Prêmio Pulitzer. Logo em seguida, um jornal por onde ela tinha passado resolveu escrever uma biografia da repórter baseada no currículo. Cooke dizia ter se formado com honras no Vassar College e que tinha feito um mestrado na Universidade de Toledo, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Mas as informações não condiziam com a verdade.

A direção do Post foi alertada sobre a possível fraude na trajetória da jornalista. Interrogada, Janet Cooke acabou admitindo que havia forjado a matéria premiada, pediu demissão do jornal e o prêmio foi retirado pelo Comitê do Pulitzer.

Quinze anos depois do escândalo, em 1996, a jornalista se pronunciou publicamente sobre o caso. Além de dizer que tinha errado e tinha vergonha do que havia feito, Janet Cooke contou que era mentirosa compulsiva desde a infância.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Apresentação: Jéssica Gonçalves

Publicação web: Patrícia Serrão

Últimas notícias
Saúde

Entenda as novas regras para prescrição e venda do zolpidem

Anvisa aprova novas regras para prescrição e venda do medicamento indicado para insônia. Agora os remédios à base de zolpidem, em qualquer dosagem, vão ser prescritos com receita azul, com três vias.

Baixar arquivo
Geral

Tim e Claro normalizam os serviços de internet e telefonia no RS

A Vivo ainda tem cinco municípios sem serviços no Rio Grande do Sul. Parte da população também está sem o abastecimento de energia elétrica e água. 

 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ditadura militar, fogo na Vila Socó e um Brasil que não tem onde morar

Um Brasil passando por um momento de expansão do capitalismo, com a manutenção de práticas arcaicas nesse processo de modernização. Assim Nabil Bonduki, urbanista e professor da USP, define o Brasil dos anos da ditadura.

Baixar arquivo
Geral

Enchentes no Rio Grande do Sul já provocaram 151 mortes

O desastre natural deixou 540 mil gaúchos desalojados. De acordo com o governo, 77 mil estão em abrigos. 

Baixar arquivo
Geral

Seis barragens estão em nível de alerta no Rio Grande do Sul

Os danos representam risco à segurança da barragem e exigem providências para manutenção da estrutura.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente dos Emirados Árabes liga para Lula e promete ajuda ao RS

Segundo o governo brasileiro, o líder árabe disse que vai enviar três aviões ao Brasil, nos próximos dias, com doações em apoio ao Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo