Após reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; e outros prefeitos gaúchos, o presidente Lula ressaltou a importância de garantir médicos, remédios, volta às aulas, linhas de crédito para as empresas prejudicadas.
A comitiva liderada por ele contou com 13 ministros, entre eles os da Fazenda, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego e Transportes.
Lula disse que as verbas do governo federal estão garantidas para a reconstrução das rodovias destruídas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Vai ter o apoio do governo federal, inclusive as que são administradas pelo Estado. Ele prometeu também reduzir a burocracia para as obras.
Lula pediu que as autoridades públicas, de agora em diante, atuem de maneira preventiva para reduzir o impacto de eventos climáticos extremos.
O presidente disse que será apresentado um plano de prevenção pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Lula também sobrevoou a região metropolitana de Porto Alegre, nesse domingo (5). Além dos ministros, Lula estava acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal.
*Com informações da Agência Brasil