Chiquinho Brazão deve depor no Conselho de Ética da Câmara

Publicado em 14/06/2024 - 19:22 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Chiquinho Brazão e outras 14 pessoas devem depor no processo do Conselho de Ética que pode levar o deputado a perder seu mandato. Ele está preso acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, assim como o seu irmão, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro,  Domingos Brazão. A relatora do processo na Comissão de Ética da Câmara é a deputada Jack Rocha, do PT do Espírito Santo. Ela já apresentou seu plano de trabalho. 

Entre as testemunhas listadas estão o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, o deputado federal Tarcísio Motta, do Psol fluminense, delegados da Policia Federal a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que estava no cargo em março de 2018, quando o crime aconteceu. As testemunhas podem escolher se vão comparecer ou não.

Além dos depoimentos, a Comissão pode solicitar documentos e novas provas para incluir nos autos. Após essa fase, a relatora terá dez dias úteis para recomendar o arquivamento do processo ou a aplicação das penalidades. Então os membros do Conselho de Ética votam para aprovar ou rejeitar o parecer, mas a decisão final caberá ao plenário. A penalidade mais grave é a cassação do mandato.

Já na esfera criminal, a denúncia sobre o crime deverá ser analisada na próxima semana pelo Supremo Tribunal Federal. Na sessão, os ministros vão decidir se Domingos e Chiquinho se tornarão réus por homicídio e organização criminosa. Eles estão presos desde março.

De acordo com a procuradoria, os irmãos mandaram matar Marielle Franco para proteger interesses econômicos de milícias e desencorajar atos de oposição política. A base da acusação é a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso pela execução dos homicídios. O ex-chefe da Polícia do Rio, Rivaldo Barbosa, também pode se tornar réu por ter orientado a execução do crime e atrapalhado as investigações para proteger os reais culpados. Tanto os irmãos Brazão, quanto Barbosa, negam participação no crime.

Edição: Tâmara Freire / Fran de Paula

Últimas notícias
Esportes

Sesi Araraquara é campeão da Liga Sul-Americana de basquete feminino

A equipe do Sesi Araraquara venceu o Aguada, do Uruguai, por 87 a 69.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

60% das mulheres vivem em países onde o aborto é amplamente legal

Em três décadas, mais de 60 países liberalizaram as leis sobre o aborto. Brasil, Irã e Afeganistão estão entre os países com grandes restrições ao procedimento. Para especialistas, o PL que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio, vai na contramão do que preconiza a OMS.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast joga holofote na falta de doação de roupas plus size para o RS

Neste primeiro episódio, chamado Caos, você vai conhecer o trabalho da Associação de Doação de Roupas Plus Size, criada e liderada pela Viviane Lemos. Ela teve a sorte de não ter sido atingida pessoalmente pelos efeitos das chuvas, então, já nos primeiros dias das enchentes no estado, começou a mobilização para ajudar quem fosse afetado.

Baixar arquivo
Justiça

Marielle: STF analisa nesta semana denúncia contra supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar a denúncia contra os supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco nesta terça-feira. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Justiça

Liderança brigadista é assassinado no Tocantins

Um brigadista referência na Ilha do Bananal, em Tocantins, foi morto a tiros na porta da casa da irmã no sábado (15), antes de começar a temporada de combate ao fogo na região. Em nota, o Ibama lamentou a morte de Sidiney de Oliveira Silva, mais conhecido como Nenê.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tempestade repentina destelha casas e comércio em São Luiz Gonzaga

Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado.

Baixar arquivo