História Hoje: em 2023, EUA aprova venda de carne feita em laboratório

Publicado em 21/06/2024 - 08:32 Por História Hoje - Brasília

Pegar células de animais, vivos ou mortos, e usar esse material para produzir carne com aparência, cheiro, sabor e textura igual ao alimento in natura. Não estamos falando de ficção científica. Em pleno século XXI, tornou-se uma realidade tanto para a pecuária quanto para o mercado. Em 21 de junho de 2023, os Estados Unidos autorizaram a comercialização de um tipo de carne de frango feita em laboratório.

Em 2022, a agência federal do Departamento de Saúde dos Estados Unidos que faz o controle de medicamentos e alimentos deu carta branca para a produção da carne sintética. De acordo com dados publicados pela Comissão de Comércio Internacional do país, havia 156 empresas de carne cultivada e 18 instalações em operação em todo o mundo no ano de 2022.

Em 2023, o Departamento de Agricultura norte-americano concedeu licença para duas empresas levarem o novo produto até os consumidores. Esses alimentos sintéticos eram desenvolvidos em grandes tonéis de metal em um local que parecia uma fábrica de cerveja. A comercialização esbarrou no alto custo e na aceitação. Mesmo com as autorizações de órgãos competentes, alguns estados impuseram restrições à carne cultivada em laboratório.

O primeiro país a liberar o comércio desse tipo de produto foi Singapura, em 2020. Em 2023, a Holanda permitiu a degustação. E, em janeiro de 2024, Israel aprovou a venda de carne de vaca cultivada artificialmente.

Diante das liberações, em 2023, a Itália tornou-se o primeiro país da União Europeia a ter uma legislação contra a fabricação, comercialização e importação de alimentos sintéticos.

História Hoje é um quadro da Rádio Nacional publicado de segunda a sexta-feira na Radioagência Nacional. Ele rememora acontecimentos marcantes e curiosidades de cada dia do ano. Acesse todos os episódios aqui.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Jailton Sodré

Edição: Bianca Paiva

Apresentação: José Carlos Andrade

Publicação web: Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Vírginia Rodrigues lança álbum Poesia e Nobreza

Reconhecida internacionalmente pelo seu canto lírico, que une o erudito e o popular, a cantora baiana celebra quase três décadas de carreira. 

Baixar arquivo
Internacional

Trump é retirado de comício após tiros; Lula repudia atentado

O ex-presidente e candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump foi retirado de um comício com sangue na orelha após sons de tiros. Ele participava de um comício no estado da Pensilvânia. 

Baixar arquivo
Geral

Pesquisa encontra níveis elevados de álcool em pães de forma

Levantamento feito pela Proteste mostrou índices elevados em seis produtos de três marcas. Uso indevido de antimofos pode explicar teor alcoólico

 

Baixar arquivo
Geral

Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa no domingo

Última edição aconteceu há 8 anos. O evento tem como tema o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência”

Baixar arquivo
Geral

RS: Governo Federal apura fraudes em mais de 300 mil benefícios

Prefeituras gaúchas devem enviar nome e CPF dos integrantes da família e o endereço. Municípios também deve indicar as áreas que foram afetadas pelas chuvas. Tem direito ao Auxílio Reconstrução, as famílias de regiões afetadas pelas enchentes.

Baixar arquivo
Geral

Meteoro ilumina noite no Piauí

Moradores de várias cidades divulgaram imagens do fenômeno na internet. O clarão forte fez a noite parecer dia

Baixar arquivo