Acidente aéreo: IML avança na identificação das vítimas

Publicado em 14/08/2024 - 14:43 Por Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto Médico Legal de São Paulo avança na identificação das vítimas do acidente aéreo, em Vinhedo, em São Paulo. Agora já são 56 corpos de 62 pessoas mortas na tragédia. Desses, 27 foram liberados aos familiares para serviços funerários.

A Força Aérea tem auxiliado no transporte dos caixões de São Paulo para outros estados. Já são seis no total.

Nesta quarta-feira (14), houve o envio de três urnas funerárias para Cascavel, no Paraná. 

Na terça (13), foram duas para Cascavel e outra para Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Em meio à repercussão da queda do avião, o Supremo Tribunal Federal retoma, nesta quarta, o julgamento sobre regras de investigações de acidentes aéreos. O  presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, disse que o assunto é urgente. O julgamento estava suspenso desde 2021.

A Procuradoria-Geral da República pede que o STF invalide pontos do Código Brasileiro de Aeronáutica. 

A lei diz que o Sipaer, o Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, é responsável por apurar ocorrências aéreas. Ainda estabelece que análises e resultados de investigações do Sipaer não podem ser utilizados como provas em processos judiciais e procedimentos administrativos. Além disso, exige autorização judicial para acesso e uso dessas informações.

O relator do caso, ministro Nunes Marques, votou por declarar a lei constitucional.

Edição: Leila Santos / Liliane Farias

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo