Justiça eleitoral oferece recursos de inclusão e acessibilidade
Para celebrar o Dia Internacional das Línguas de Sinais, comemorado nesta segunda-feira, 23 de setembro, o Tribunal Superior Eleitoral apresentou alguns mecanismos e serviços da Justiça Eleitoral utilizados para ampliar a inclusão e a acessibilidade de eleitores com deficiência auditiva.
Entre os mecanismos estão urnas eletrônicas com intérprete de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, na tela, inclusive nos simuladores de votação, que são ferramentas que ensinam os procedimentos necessários no momento do pleito.
Além disso, o site do TSE conta com uma intérprete de Libras digital, no canto inferior direito, que pode ajudar na navegação pelas páginas.
Sessões plenárias e campanhas em vídeo do tribunal também trazem intérprete de Libras.
O eleitor com deficiência auditiva pode ainda requerer a presença de uma pessoa de confiança, a qual, caso seja autorizada pelo presidente da mesa receptora de votos, poderá acompanhá-lo até a cabine de votação.
A condição é que a presença do acompanhante seja imprescindível para que a votação ocorra e que o escolhido não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de coligação.
O primeiro turno das eleições 2024 ocorre no dia 6 de outubro e o segundo turno, onde houver, no dia 27 de outubro.