logo Radioagência Nacional
Geral

Papa Leão XIV pede solução justa e duradoura para conflitos no Mundo

O pontífice enviou uma saudação carinhosa para todass as mães
Baixar
Leandro Martins- Repórter da Rádio Nacional
11/05/2025 - 11:40
São Paulo
Pope Leo XIV waves to the crowd during the Regina Caeli prayer from the main central loggia of St. Peter's Basilica in The Vatican, on May 11, 2025 (Photo by Massimo Valicchia/NurPhoto).NO USE FRANCE
© Reuters/Massimo Valicchia/NurPhoto/Proibida reprodução

O papa Leão XIV recitou, ao meio-dia deste domingo, no Vaticano - 7 horas da manhã em Brasília - a oração Regina Coeli, que em latim significa Rainha do Céu. A celebração aconteceu na Sacada Central da Basílica de São Pedro, na presença de cerca de 100 mil peregrinos e turistas.

Ao discursar, o Pontífice pediu uma solução justa e duradoura para a Ucrânia, o fim dos combates em Gaza e um acordo estável entre Índia e Paquistão. Em seu apelo, Leão XIV recordou os horrores da Segunda Guerra Mundial, que terminou há 80 anos, com um saldo de 60 milhões de vítimas, e pediu um compromisso renovado dos líderes mundiais em favor da paz.

Leão disse: como tantas vezes afirmou o Papa Francisco, também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: 'Nunca mais a guerra!'”.

Ao recordar que este domingo do Bom Pastor marca também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, Leão XIV afirmou que a Igreja tem grande necessidade de vocações sacerdotais e religiosas, e acrescentou que é importante que jovens encontrem nas comunidades acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional.

Antes de se despedir da multidão, Leão XIV saudou com afeto os presentes na Praça São Pedro e fez questão de lembrar que hoje, na Itália e em outros países, celebra-se o Dia das Mães: "Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu. Feliz Dia das Mães!”, exclamou o novo papa.

x