logo Radioagência Nacional
Geral

Chuvas já tiraram mais de 7,3 mil pessoas de casa no Rio Grande do Sul

Prefeitura de Jaguari decretou estado de calamidade pública
Baixar
Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
23/06/2025 - 17:25
Brasília
São José do Caí (RS), 18/06/2025 - Bombeiros acionados para fazer resgate durante chuvas no Rio Grande do Sul. Foto: Alexandre Pessoa/Divulgação
© Alexandre Pessoa/Divulgação

As chuvas no Rio Grande do Sul afetaram 132 municípios e deixaram mais de 7,3 mil moradores fora de casa.

Desde a semana passada, quatro pessoas morreram por causa dos temporais, outras duas ficaram feridas e uma segue desaparecida. A última morte confirmada foi de um homem de 59 anos, na cidade de Aratiba. O corpo dele foi encontrado dentro de um carro submerso no Rio Dourado, neste domingo (22). 

No Rio Grande do Sul já foram resgatadas em áreas de risco mais de 730 pessoas e 140 animais. Até o momento, 21 municípios estão em situação de emergência.

Devido às cheias, a prefeitura de Jaguari decretou estado de calamidade pública. Mais de 1,2 mil pessoas precisaram deixar suas casas no município após as chuvas. 

O prejuízo, segundo o prefeito Igor Tambara, passa dos R$ 20 milhões. Ainda de acordo com o prefeito de Jaguari, os efeitos da enchente deste ano são piores do que os do ano passado. 

Temperaturas na semana

A previsão do Inmet indica uma frente fria atuando no Sul do país nesta segunda-feira (23), o que deve provocar chuvas e geadas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

O frio se intensifica nesta terça-feira (24) com probabilidade de geada até quarta-feira (25) pela manhã. Há ainda possibilidade de pancadas de neve em áreas das serras gaúcha e catarinense.

x