logo Radioagência Nacional
Geral

Mais de 900 mil beneficiários do INSS já procuraram os Correios

Desse total, quase 490 mil negaram ter autorizado cobranças
Baixar
Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
17/06/2025 - 13:19
Brasília
Brasília (DF), 30/05/2025. - Dona Irene Barbosa em uma agência dos correios.
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
© Antonio Cruz/Agência Brasil

Mais de 900 mil aposentados e pensionistas do INSS já procuraram os Correios para consultar descontos associativos nos benefícios. Desse total, quase 490 mil disseram não ter autorizado as cobranças e pediram o reembolso.

Desde 30 de maio, as agências dos Correios realizam atendimento presencial dos beneficiários que podem ter tido descontos em folha. Agora, os que fizeram a contestação há pelo menos 15 dias úteis poderão retornar e consultar a resposta de associações ou sindicatos. A partir daí, o beneficiário tem prazo de 30 dias corridos para informar se concorda ou não com a resposta apresentada. 

Se a entidade não mandar resposta ou informar que não possui documentos que comprovem a regularidade do desconto, o INSS vai iniciar um processo de cobrança para que ela devolva os valores descontados. Nesse caso, o beneficiário deverá aguardar mais informações e acompanhar o andamento do pedido pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.

O INSS já está enviando Guias de Recolhimento da União para que as entidades devolvam o dinheiro cobrado indevidamente. Se elas não pagarem em até 5 dias úteis, o instituto vai buscar o ressarcimento na Justiça.

x