logo Radioagência Nacional
Geral

Tempo permanece seco no estado de SP e na região Centro-Oeste do país

Baixar
Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional
21/07/2025 - 15:31
São Paulo
São Paulo SP, 21/09/2023,  Operação Altas Temperaturas, da prefeitura de São Paulo, na Praca da Republica, distribui agua e frutas para pessoas em situação de vulnerabilidade para amenizar o impacto do calor previsto para os próximos dias.
Foto Paulo Pinto/Agência Brasil
© Paulo Pinto/Agência Brasill

O tempo continua seco em estados do Centro Oeste. No Distrito Federal, a umidade pode ficar abaixo de 12%, segundo a meteorologia.

Em São Paulo (SP), não há previsão de chuva para os próximos dias. A umidade relativa do ar poderá atingir nível crítico em diversas cidades do estado. Segundo o alerta da Defesa Civil, essa condição está prevista até esta terça-feira (22).

Boa parte do estado deve apresentar umidade do ar abaixo de 30%; e, nas regiões noroeste e centro-oeste paulista, os níveis podem ficar abaixo dos 20%. Esse índice é considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente o litoral vai escapar dessa condição.

Menor umidade relativa do ar em SP

No último sábado (19), a cidade de Tupã registrou a menor umidade relativa do ar no estado, com apenas 15%; seguida por Presidente Prudente e Marília, com 20%. Na capital paulista, ficou pouco acima de 30%.

Orientação é aumentar a ingestão de água

A Defesa Civil adverte que, com o avanço do período de estiagem, é importante que a população beba bastante água, mesmo sem sentir sede. E que umidifique os ambientes com bacias de água ou toalhas molhadas. Também é importante evitar praticar exercícios físicos entre as 11h e as 16h.

Outra preocupação da Defesa Civil é com as queimadas em área de mata, que costumam acontecer nesses períodos de estiagem prolongada.

x