logo Radioagência Nacional
Geral

PM prende homem por esquema de adulteração de bebidas em Campinas (SP)

Falsificador mantinha bebidas vencidas e com indícios de adulteração
Baixar
Sarah Quines - repórter da Rádio Nacional
16/10/2025 - 20:18
São Paulo
São Paulo (SP), 14/10/2025 - Polícia Civil de SP destrói mais de 100 mil garrafas usadas em falsificação de bebidas alcoólicas. Ação contribui para o combate ao crime e a preservação ambiental. Foto: Alex Silva/Governo de SP
© Alex Silva/Governo de SP

A Polícia Militar de São Paulo prendeu em flagrante um homem responsável por um esquema de adulteração e falsificação de bebidas na cidade de Campinas, no interior do estado.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele mantinha uma adega em condições insalubres, com várias bebidas vencidas e indícios de adulteração em rótulos e embalagens.

Foram apreendidas 19 garrafas de bebidas destiladas, 24 cervejas e 46 pacotes de cigarros.

As forças de segurança também encontraram equipamentos usados para remarcar datas de validade, como lixadeira automática e frascos de tíner.

O homem admitiu à Polícia que alterava as datas de validade e revendia os produtos no próprio comércio. Ele foi autuado em flagrante por crimes contra as relações de consumo e por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

Outro homem, que presta serviços ao acusado, também é investigado.

Nesta quinta-feira (16) a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, em parceria com a Polícia Civil, iniciou uma nova fase da operação “Gota a Gota”.  

Os investigadores encontraram ligação entre um dos fornecedores de bebidas e dois bares por onde passaram algumas vítimas de intoxicação por metanol, após o consumo de bebidas adulteradas.

Dos dez alvos fiscalizados nesta segunda etapa nas cidades de Guarulhos, Osasco e na capital paulista, oito não tinham endereços declarados ao fisco, ou seja, emitiam notas “frias”. As oito empresas terão suas inscrições estaduais suspensas.

x