logo Radioagência Nacional
Geral

Presidente Lula participa de entrega de 2.837 casas em Imperatriz (MA)

Moradias integram o programa Minha Casa, Minha Vida
Baixar
Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional
06/10/2025 - 21:00
Brasília
06.10.2025 – Visita e cerimônia de entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV)
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula participou nesta segunda-feira da entrega de 2.837 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Imperatriz, no Maranhão.

A construção do Residencial Canto da Serra teve início em 2012, mas foi paralisada em 2016. Com investimentos de 358 milhões de reais, as obras só foram retomadas em 2023.

Do total, 1.619 moradias serão destinadas a beneficiários do Bolsa Família e do BPC, Benefício de Prestação Continuada, e foram isentas do pagamento de prestações. Assim, mais da metade dos moradores do residencial recebem os imóveis já quitados, 100% subsidiados pelo governo federal.

Durante a entrega, o presidente Lula defendeu a instalação de equipamentos como escola de tempo integral, posto de saúde, área de esporte e delegacia de polícia para atender as mais de 11 mil pessoas de baixa renda que passam a morar no conjunto habitacional, que é o maior de Imperatriz.

“E se a gente não assinar o compromisso de criar uma secretaria especial da prefeitura para cuidar desse conjunto? Eu temo que se a gente esquecer de vir aqui, isso aqui vai ficar deteriorado porque não basta casa, é preciso qualidade na casa que vocês moram.”

Ao lado dos ministros do Esporte, André Fufuca, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, Lula voltou a falar sobre a criação de duas novas instituições de ensino superior: a Universidade do Esporte a Universidade Federal Indígena.

“E junto com o Fufuca nós vamos anunciar este mês ainda a Universidade do Esporte em Brasília. E vamos anunciar a Universidade dos Povos Indígenas também em Brasília, para que a gente zere o compromisso com a elite brasileira. Tem muita gente que fala: ‘Nossa, Lula, os indígenas já tem 14% do território brasileiro. É muita terra para indígena’. Não é muita terra, não. Antes de Cabral chegar aqui, eles [indígenas] tinham 100% do território brasileiro".

Agenda com presidente da Bolívia

Antes de embarcar para o Maranhão, o presidente Lula teve um encontro com o presidente da Bolívia, Luis Arce, na Base Aérea de Brasília. Detalhes da agenda bilateral não foram divulgados.

No fim do ano passado, os líderes trataram de projetos de infraestrutura estratégicas para a Bolívia, em especial em áreas como a produção e distribuição de gás e de energia elétrica, durante cúpula do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai.

x