logo Radioagência Nacional
Geral

Segundo dia de greve do metrô em Recife tem terminais de ônibus cheios

Greve, pelo fim da privatização, segue por tempo indeterminado
Baixar
Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional
04/11/2025 - 14:50
São Luís
Brasília (DF) 04/11/2025 –  Greve do metrô do Recife.
Foto: CBTU/Divulgação
© CBTU/Divulgação

Terminais de ônibus cheios no segundo dia de greve do Metrô na Região Metropolitana do Recife.

Todas as estações de trens permanecem fechadas. 

Nem os ônibus extras estão dando conta da demanda de passageiros.

A greve segue por tempo indeterminado. Os metroviários pedem mais recursos e o encerramento do processo de privatização.

Em maio deste ano, o Conselho de Programa de Parceria de Investimentos publicou uma resolução que aprova as condições para transferência de ativos da Superintendência Regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Pernambuco, para a iniciativa privada.

Segundo a categoria, a situação do sistema metroviário está precária, por causa de quebras, interrupções da operação, falta de segurança e até incêndio nas composições, como ocorrido no final do mês passado.

No primeiro dia de greve, nessa segunda, a Polícia Militar de Pernambuco deteve o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, no Centro de Manutenção de Cavaleiro, e o conduziu para a delegacia, onde ficou por cerca de 40 minutos. Como não houve denúncia, ele foi liberado. A Federação Nacional dos Metroviários repudiou a ação.

Para reduzir os transtornos de cerca de 170 mil usuários, a frota foi reforçada. 3 linhas emergenciais de ônibus foram ativadas, com 80 coletivos a mais na operação de 15 linhas, que circulam paralelas aos corredores das linhas Centro e Sul do Metrô.

Nesta terça-feira (4) acontece uma audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, na área central do Recife.

x