logo Radioagência Nacional
Geral

Domingos Brazão e Rivaldo Barbosa são transferidos para presídio no RJ

Eles sã acusados pelo Assassinato de Marielle Franco
Baixar
Cristiane Ribeiro - da Rádio Nacional
19/03/2026 - 10:28
Rio de Janeiro
Rivaldo Barbosa e Domingos Brazão. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil e Câmara dos Deputdos/Divulgação
© Fernando Frazão/Agência Brasil e Câmara dos Deputdos/Divulgação

Já estão no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, o ex- conselheiro do Tribunal de Contas do estado, Domingos Brazão, e o ex-secretário de Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa. Eles estavam em presídios federais fora do estado e tiveram a transferência autorizada pelo ministro Alexandre de Morais, do Supremo Tribunal Federal, para o presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8.

Acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, Domingos Brazão foi condenado a 76 anos e três meses de reclusão por organização criminosa armada, dois homicídios qualificados e um homicídio qualificado tentado. Ele cumpria pena em Porto Velho, Rondônia.

Já Rivaldo Barbosa, condenado a 18 anos por crimes de obstrução à Justiça e corrupção passiva no caso Marielle, chegou a Bangu transferido da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Na decisão, Moraes afirma que “ambos foram para presídios federais porque integravam o topo de uma estrutura extremamente violenta” e havia risco de interferência e atuação criminosa. 

O ministro ressalta, no entanto, que o cenário se modificou, não havendo mais demonstração concreta de risco à segurança pública ou “à integridade da execução penal que imponha o afastamento do sistema prisional ordinário”.

* Com informações da Agência Brasil

x