logo Radioagência Nacional
Geral

Viva Maria: EBC conquista Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

Antonia Pellegrino destaca volta da paridade nas diretorias da EBC
Baixar
Mara Régia - apresentadora do Viva Maria
26/05/2026 - 07:36
Brasília
Brasília (DF), 25/05/2026 - Presidenta da EBC, Antonia Pellegrino, participa de cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. Criado em 2005, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça chega à sua 7ª edição consolidado como uma ferramenta estratégica para a promoção da justiça social e da cidadania plena no mundo do trabalho. A iniciativa busca incentivar médias e grandes empresas a adotarem práticas de equidade em suas estruturas organizacionais, especialmente nas áreas de gestão de pessoas e recursos humanos, promovendo mudanças institucionais que contribuam para a redução das desigualdades e para o fortalecimento de ambientes corporativos mais inclusivos. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

O programa Viva Maria desta terça-feira (26) celebra a conquista, pela terceira vez, do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A iniciativa, coordenada pelo Ministério das Mulheres, reconhece instituições comprometidas com a promoção da igualdade de gênero e raça no ambiente de trabalho.

Na edição, a apresentadora Mara Régia conversa com a coordenadora-geral de Promoção da Igualdade Econômica das Mulheres do Ministério das Mulheres, Simone Schaffer, que destaca o amadurecimento das empresas participantes ao longo das edições do programa.

“É caminhando que a gente vai conquistar a equidade de gênero e raça. Não acontece de um dia para o outro. É preciso construir uma conscientização dentro das empresas para que ações concretas sejam implementadas”, afirma.

O programa repercute a fala da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que defende o fortalecimento das políticas de inclusão, igualdade salarial e ampliação da presença feminina nos espaços de poder.

“Queremos as mulheres cada vez mais protagonizando suas experiências nas mais diferentes áreas da produção, do comércio, da indústria, da ciência”, destaca a ministra.

A presidenta da EBC, Antonia Pellegrino, também participa da edição e comemora a retomada da paridade de gênero nas diretorias da empresa pública.

“Nesta semana, teremos a boa notícia de retomar a paridade de gênero na diretoria. É muito simbólico receber esse prêmio justamente nesse momento”, afirma.

Durante a entrevista, Antonia Pellegrino ainda fala sobre os desafios enfrentados pelas mulheres em espaços de liderança e reforça a importância da representatividade na comunicação pública.

x