Especial mostra ditadura no Brasil pelo olhar de latino-americanos

Publicado em 06/04/2014 - 15:44 Por Apresentação Beatriz Pasqualino - São Paulo

Na época em que foi instaurada a ditadura brasileira, golpes militares para imposição de regimes ditatoriais – muitos com o apoio também de setores da sociedade civil – não eram novidade na América Latina. Os regimes militares na região perduraram até os anos 80. Assim como a repressão. Na Guatemala, foram 100 mil mortos e 50 mil desaparecidos na década de 80. Na Argentina, ao menos 30 mil desaparecidos na segunda metade dos anos 70. As ditaduras alcançaram vários países além desses, como Chile, Uruguai e Bolívia. A história de violações aos direitos humanos é regra em todas elas. 

 

Neste radiodocumentário "A América Latina e o golpe de 1964 no Brasil", você confere o impacto que a derrubada do governo do então presidente João Goulart teve para os países latino-americanos, bem como a importância do golpe para o ciclo militar na região. Entre os entrevistados: o sociólogo Emir Sader; os historiadores argentinos Osvaldo Coggiola e Guillermo Almeyra;  a jornalista uruguaia Beatriz Bíssio; o economista paraguaio Gustavo Codas; o ex-guerrilheiro cubano Ángel Fernández Villa e a filha de exilados, Micaela Neiva Moreira.

 

Reportagem, edição e roteiro: Beatriz Pasqualino. Sonoplastia: Priscila Resende. Coordenação: Juliana Cézar Nunes. Esta é uma produção da Radioagência Nacional.

 

 

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo