logo Radioagência Nacional
Internacional

Presidente dos EUA defende fim do bloqueio a Cuba

Baixar
Beatriz Pasqualino
21/01/2015 - 14:54
São Paulo

Em discurso nesta terça-feira (20) no Congresso dos Estados Unidos, o presidente Barack Obama defendeu que os parlamentares iniciem os trabalhos rumo ao fim do embargo a Cuba, que já dura mais de meio século.

 

"Em Cuba, estamos dando fim a uma política que já deveria ter acabado faz tempo. Quando o que fazemos não está dando certo há 50 anos, é porque é hora de fazer diferente. E nossa mudança de política em relação a Cuba pode pôr fim a um legado de desconfiança mútua em nosso hemisfério, eliminando nossa desculpa para impor restrições a Cuba. Exalta o valor da democracia e estende uma mão amiga ao povo de Cuba. E este ano, o Congresso deve começar a romper com o embargo", afirmou.

 

Desde a última sexta-feira (16), estão valendo novas regras entre os dois países no que se refere a questões comerciais e de viagens. O discurso de Obama e a aplicação dessas novas medidas fazem parte da histórica retomada das relações diplomáticas entre os dois países anunciada em 17 de dezembro. Para saber mais sobre esse assunto, ouça o radiodocumentário “Desafios de um novo diálogo entre Estados Unidos e Cuba”, produzido pela Radioagência Nacional logo após a notícia vir à tona. Conversamos com cidadãos cubanos e norte-americanos para saber a opinião deles sobre esse acontecimento de repercussão mundial. Além disso, trazemos as análises do historiador Luis Fernando Ayerbe; do jornalista e escritor Fernando Morais e do professor de relações internacionais, Igor Fuser.

 

Nesta produção, você também confere o papel da campanha internacional pela libertação dos agentes de inteligência cubanos presos desde 1998 nos Estados Unidos. E ouve a opinião de João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que participou da campanha de solidariedade a eles.

 

Reportagem e roteiro: Beatriz Pasqualino

Sonoplastia: Marcos Tavares

Tradução: Mayra Vieira Borges

Colaboração: Dilson Santa Fé

Coordenação: Ana Pimenta e Juliana Cézar Nunes

x