logo Radioagência Nacional
Internacional

Cinzas do vulcão chileno atingem cidades turísticas da Argentina

Baixar
Monica Yanakiew
24/04/2015 - 15:11
Buenos Aires

O Chile continua em estado de alerta. O Serviço Nacional de Geologia e Mineração avisou que o vulcão Calbuco, no sul do país, pode explodir nesta sexta-feira.



Essa seria a terceira erupção em três dias. A primeira, na quarta-feira passada, pegou todos de surpresa. A segunda, na madrugada de quinta-feira, foi maior. Mais de quatro mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.



A presidenta Michelle Bachelet visitou o município de Ensenada, que fica a 15 quilômetros do vulcão e foi coberto por meio metro de cinzas.



Ela disse que a prioridade, agora, é garantir a segurança dos moradores e pediu cautela, já que que ninguém sabe como o vulcão vai reagir nas próximas horas.



As cinzas  cruzaram a Cordilheira dos Andes e chegaram a Patagônia argentina, afetando alguns dos principais destinos turísticos, como Bariloche, Villa La Angostura e e San Martin de Los Andes.



Dezenas de voos foram cancelados. Até Buenos Aires, que fica a 1.400 quilômetros ao norte de Bariloche esta sentindo os efeitos do vulcão Calbuco.

 

Uma nuvem de cinza chegou nesta sexta-feira a capital argentina, escurecendo levemente o céu. Algumas companhias aéreas americanas e europeias cancelaram ou desviaram os voos, ate terem certeza de que as condições de visibilidade não vão piorar.





 

x