Dilma defende integração econômica durante Cúpula das Américas

Publicado em 11/04/2015 - 01:06 Por Pollyane Marques - Brasília

Neste sábado, durante a 7ª Cúpula das Américas, a presidenta Dilma Rousseff deve se encontrar com o presidente norte-americano, Barack Obama. Entre os assuntos a serem tratados pelos dois líderes está a ida de Dilma à Washington entre junho e julho.

 

Nesta sexta-feira (11), a presidenta Dilma Rousseff esteve com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e com o presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, com quem fechou parceria para a inclusão digital e ampliação de acesso à internet. De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, isto vai permitir ampliar o acesso à educação, à saúde, à cultura e tecnologia (leia mais na Agência Brasil)

 

Durante o Fórum Empresarial das Américas, Dilma ressaltou a importância de investimentos em infraestrutura, integração regional das economias e da educação para garantir o crescimento de países como o Brasil (leia mais na Agência Brasil).

 

Sonora: "Educar é o único jeito de assegurar que a transformação e a inclusão social sejam permanentes. (...) Ela junta dois caminhos: a inclusão social (...) e depois o fato de que nós só teremos (...) sustentabilidade se tiver uma agricultura, uma indústria e todo um setor serviços baseado em inovação, tecnologia e isso é dado pela educação".

 

A presidenta também defendeu um acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia e uma maior abertura comercial nas Américas, com desburocratização nas relações.

 

A 7ª Cúpula das Américas termina na noite deste sábado e será marcada pelo reencontro histórico de Cuba e Estados Unidos. Os dois países não participam de um mesmo evento desde 1958, quando os Estados Unidos aplicaram sanções à ilha governada pelos irmãos Castro.

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo