Líder da máfia italiana está preso em Brasília

Publicado em 27/05/2015 - 12:35 Por Sayonara Moreno (ao vivo) - Brasília

Pasquale Scotti, que foi condenado por liderar uma máfia na Itália e foragido da justiça há quase 30 anos, desembarcou nesta quarta-feira, no Aeroporto Internacional de Brasília, acompanhado por agentes da Polícia Federal.

 


De acordo com a PF, ele está em uma cela da superintendência da Polícia Federal, enquanto o Supremo Tribunal Federal decide para qual presídio ele deve ser encaminhado, enquanto o processo de extradição dele não é concluído.

 


Pasquale Scotti foi preso durante uma ação conjunta da Polícia Federal e da INTERPOL, Polícia Internacional. A operação foi realizada nessa terça-feira, em Recife, na Capital pernambucana.

 


Condenado à prisão perpétua pela justiça italiana, em 1981, ele estava foragido desde 1986.

 


Scotti foi condenado por crimes praticados entre os anos 1980 e 1983, como porte ilegal de armas de fogo, resistência, extorsão e mais de 20  assassinatos.

 


Segundo a Polícia Federal, a INTERPOL no Brasil conseguiu identificar o foragido após comparar as digitais dele e constatar que Scott utilizava falsa identidade aqui no Brasil, se apresentando como empresário no Recife e possuindo até mesmo CPF, Cadastro de Pessoa Física e título de eleitor. Ambos obtidos de forma ilegal.

 


A prisão do italiano foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, em menos de 24 horas após o pedido da INTERPOL. Enquanto o preso aguarda aqui em Brasília, as autoridades italianas devem dar início ao processo da extradição dele para a Itália.

 

* Matéria atualizada no dia 27/05/15 às 15h58 para complementação de informações.

Últimas notícias
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo