Cuba dá as boas-vindas ao papa Francisco no sábado

Publicado em 18/09/2015 - 19:57 Por Gisele Nogueira - Denver (EUA)

O papa Francisco desembarca neste sábado (19) em Cuba para uma viagem de quatro dias ao país.

 

Em Havana, a Praça da Revolução foi preparada para o papa celebrar uma missa a céu aberto. As ruas da capital cubana têm mensagens de boas-vindas.

 

O papa Francisco é o terceiro pontífice a ir a Cuba desde a Revolução de 1959. Quando tomou o poder, Fidel Castro, batizado e educado por jesuítas, declarou a ilha um Estado ateu, expulsou padres e fechou escolas religiosas. Uma histórica visita do papa João Paulo II, em 1998, marcou o início da recuperação dos laços com a Igreja.

 

Em 2012, o papa Bento XVI foi recebido pelo sucessor de Fidel, o irmão mais novo Raúl Castro.

 

É a primeira visita do papa Francisco à ilha depois da retomada das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos. O papa teve um papel decisivo na reaproximação dos dois países, inimigos da Guerra Fria, depois de meio século de afastamento. O líder da Igreja Católica escreveu um apelo pessoal aos presidentes Barack Obama e Raúl Castro e intermediou as negociações secretas.

 

O caminho até a normalização das relações ainda tem pela frente a questão do embargo financeiro, econômico e comercial imposto à Cuba pelos Estados Unidos há 53 anos. Um oficial do Vaticano adiantou para a imprensa que, durante a viagem, o papa Francisco deve condenar a permanência do bloqueio. O fim do embargo depende da aprovação do Congresso norte-americano.

 

Durante os quatro dias de visita à ilha, o papa também deve pedir mais liberdade e respeito aos direitos humanos na ilha. Depois de Cuba, o papa Francisco viaja aos Estados Unidos, onde será recebido pelo presidente Barack Obama na Casa Branca, fará uma visita ao Congresso norte-americano e também participará da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

 

Leia mais na Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo