Países chegam a acordo para reduzir emissões de gases

Publicado em 13/12/2015 - 21:29 Por Aline Moraes - Brasília

Foram duas semanas e três madrugadas seguidas de intensas negociações, até chegar ao novo acordo climático, no último sábado. A adoção unânime, pelos cento e noventa e cinco países, foi recebida com muita comemoração pelos integrantes da COP21 - 21ª Conferência do Clima. 

 

O resultado é considerado histórico. Afinal, pela primeira vez, todos os países, incluindo Estados Unidos, China e Índia, os maiores poluidores, acordaram em reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

 

A meta é manter o aumento da temperatura global abaixo dos dois graus centígrados e se esforçar para atingir o limite de um grau e meio, uma demanda feita pelos países que serão mais afetados pelos efeitos das mudanças climáticas.

 

O compromisso também é de buscar até a metade deste século um equilíbrio entre o que é lançado na atmosfera e o quanto é removido. E as nações mais ricas finalmente concordaram em financiar a transição dos países em desenvolvimento.

 

Serão levantados cem bilhões de dólares por ano para ajudá-los a adotar uma economia mais verde.

 

Apesar do clima de otimismo, ativistas se mostraram céticos. Para o diretor-executivo do Greenpeace, Kumi Naidoo, a principal vitória foi o reconhecimento de que a crise do clima é séria e requer ação imediata.

 

Sonora: “Nós vamos continuar a mobilização a partir de amanhã para garantir que o fim da era dos combustíveis fósseis comece agora e para alcancemos a transição para cem por cento de energia renovável até dois mil e cinquenta.”

 

O acordo de Paris começa a valer em 2020 e, a cada cinco anos, o desempenho dos países será revisado. Uma medida essencial, já que o corte nas emissões de gases do efeito estufa é voluntário.

 

A maioria dos países já havia apresentado antes da conferência seus planos de redução, mas eles se mostraram insuficientes para atingir a meta. Daqui em diante, esses compromissos precisarão ser mais ambiciosos.

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo