Ditadura do Brasil fracassou ao tentar unir Cone Sul contra direitos humanos

Publicado em 10/08/2016 - 09:00 Por Mônica Yanakiew - Buenos Aires

No início de 1977, o Brasil tentou unir as ditaduras do Cone Sul, contra a política de defesa dos direitos humanos, que acabava de ser implementada pelo então presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter.


Quem conta a história é Robert Pastor, na época membro do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos.


O documento está entre os 1.081 arquivos secretos do governo norte-americano, desclassificados a pedido da Argentina.


A promessa de torná-los públicos foi feita pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em março passado.


Ele visitou a Argentina justmaente no aniversário de 40 do golpe militar de 1976.


Os arquivos desclassificados estarão a disposição do público, na internet, a partir desta semana. Eles abrangem o período entre 1977 e 1980.


Os documentos podem ser usados como prova no julgamento dos crimes da ditadura argentina. Entre 1976 e 1983, milhares de adversários dos militares foram sequestrados, torturados e assassinados.


Mas os arquivos também expõem a visão do governo norte-americano em relação às ditaduras dos paises vizinhos da Argentina, entre eles o Brasil.


Num dos documentos, Pastor fala do fracasso da iniciativa brasileira de tentar unir os ditadores do Cone Sul, contra a politica de defesa dos direitos humanos impelmentada por Carter.


Segundo ele, o bloco incluiria, além do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. No entanto, ela nunca funcionou porque os ditadores desconfiavam uns dos outros.


Pastor descreve o Brasil, a Argentina e o Chile como países grandes. Ele destaca, entretanto, que esses países tinham governos ultraconservadores, cuja visão limitada, alimentava disputas mesquinhas. Citou, por exemplo, a briga entre brasileiros e argentinos, por causa da construção de hidrelétricas na fronteira com o Paraguai.

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo