Entra em vigor acordo de paz entre o governo colombiano e as Farc

Fim da Guerrilha

Publicado em 01/12/2016 - 10:40 Por Monica Yanakiew - Buenos Aires

O acordo de paz entre o governo e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) começa a ser implementado nesta quinta-feira (1º).



O presidente Juan Manuel Santos comemorou a ratificação do pacto, na quarta-feira (30), depois de dois dias de intensos debates no Congresso. Para Santos, hoje é o Dia D – o começo do fim de meio século de enfrentamentos, que mataram mais de 200 mil colombianos e descolocaram de outros 6 milhões.

 

Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para negociar o desarmamento da maior guerrilha do país e a mais antiga da América Latina.

 

Foi um processo que durou quatro anos e quase termina em fracasso. O primeiro pacto, assinado por Santos e o líder das FARC, foi rejeitado em um plebiscito em outubro. Novas negociações resultaram nesta segunda versão, menos tolerante com os rebeldes – mas que mantém a decisão de permitir aos guerrilheiros disputar eleições e ocupar cargos públicos.

 

A oposição, liderada pelo ex-presidente e atual senador Álvaro Uribe, queria que o acordo de paz fosse submetido a nova consulta popular. Mas Santos optou por enviar o documento diretamente ao Congresso, onde o governo tem maioria. Ele disse que qualquer demora colocaria a paz em risco.

 

A partir de hoje, os 7 mil membros das Farc têm até 150 dias para entregar as armas às Nações Unidas.

 

O acordo de paz colombiano foi mediado pelo governo cubano, que continua de luto pela morte do líder revolucionário, Fidel Castro.

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger do tempo seco e da baixa qualidade do ar

Queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levam o Ministério da Saúde a reforçar orientações para a proteção dos brasileiros. Em áreas com dificuldade de acesso à água potável há risco de desidratação e a fumaça das queimadas pode provocar doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Comunidades isoladas por seca no Amazonas esperam por ajuda

Em estado de emergência, Manaus começa distribuir cestas básicas e kits para as famílias das comunidades dos rios Negro e Amazonas nesta segunda-feira (16). Nível do Rio Negro está quatro metros mais baixo que comparado com 2023, quando foi registrada a pior estiagem em 120 anos. 

Baixar arquivo
Política

Eleições 2024: De 5.569 municípios, só 103 podem ter 2º turno

103 municípios brasileiros podem ter segundo turno para a escolha de prefeitos nas eleições de outubro deste ano. Isso porque essas localidades contam com mais de 200 mil eleitores registrados, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o menor em seis anos

Apesar de ter registrado mais que o dobro de focos de incêndio florestais em agosto na comparação com o mesmo período de 2023, a área sob alertas de desmatamento para o mês na Amazônia é o menor desde 2018, segundo dados do sistema de monitoramento  do Inpe.

Baixar arquivo
Saúde

Força Nacional do SUS vai apoiar municípios paulistas

Equipes da Força Nacional do SUS estão mobilizadas no apoio a gestores de municípios paulistas na elaboração de planos para proteção da saúde da população diante das queimadas.

Baixar arquivo
Geral

RS: 3 mil famílias precisam completar cadastro do Auxílio Reconstrução

Famílias gaúchas atingidas pelas enchentes e que têm direito ao Auxílio Reconstrução, mas que ainda não confirmaram os dados pessoais, estão sendo notificadas por e-mail e via SMS.

Baixar arquivo