França lembra os dois anos do ataque ao jornal Charlie Hebdo

Internacional

Publicado em 08/01/2017 - 14:08 Por Élcio Ramalho, da Rádio França Internacional - Paris

Texto auxiliar

 

A França lembrou neste sábado (7) os dois anos do ataque contra o jornal Charlie Hebdo, que deixou 11 mortos, quando os irmãos Chérif e Saïd Kouachi mataram quatro chargistas, uma psiquiatra, um economista, um corretor, um jornalista, dois policiais e um agente de polícia. As homenagens em Paris ocorreram na quinta (5), na presença de sobreviventes do ataque e familiares do mortos. O ataque foi seguido de outras duas ações. No dia 8 de janeiro de 2015, uma policial foi assassinada pelo jihadista Amedy Coulibaly e, no dia seguinte (9 de janeiro), ele matou quatro pessoas em um supermercado judaico, no leste de Paris.

 

Texto da reportagem

 

Antiga sede do jornal Charlie Hebdo, nessa pequena rua discreta, no centro de Paris, a curiosidade pelo local do massacre diminuiu. As coroas de flores do governo e da nova redação lembram os dois anos do atentado.

 

Moradores e os novos ocupantes do prédio evitam falar. No supermercado da comunidade judacia de Vincennes, cidade vizinha de Paris, mensagens de soldiariedade lembram as quatro pessoas mortas durante o ataque de outro jihadista, Amedy Coulibaly, no dia 9 de janerio. Muitos clientes não deixaram de frequentar o local, que também foi alvo de terrorismo.

 

Fiel ao seu estilo irônico, o jornal Charlie Hebdo que chegou às bancas nessa semana lembrou do ataque de dois anos atrás. Na charge, um terrorista aponta uma arma para alguém que o satiriza: "2017, enfim, uma luz no fim do túnel".

Últimas notícias
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo