História Hoje: Há 26 anos Congresso dos EUA autorizava ataque ao Iraque na Guerra do Golfo

História Hoje

Publicado em 12/01/2017 - 05:48 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

12 de janeiro de 1991. O Congresso americano autoriza o uso da força militar contra o Iraque para colocar fim à ocupação do Kwait. 15 de janeiro terminava o prazo dado pelas Nações Unidas para que o presidente Saddam Hussein ordenasse a retirada das tropas do país vizinho ou enfrentaria uma ação militar.

 

Foram três dias de intensos debates para que a Câmara dos Deputados norte-americana aprovasse uma moção autorizando o uso da força. Foram 250 votos a favor, 183 conta. O partido Democrata tinha maioria no Senado. Mesmo assim não conseguiu impedir a aprovação da medida. O Congresso havia aprovado pela primeira vez uma ação militar desde a resolução de 1964, quando começou a guerra do Vietnã.

 

Saiba mais sobre o ataque ao Iraque para desocupação do Kwait nesta edição do História Hoje.

 

 

*História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo