Projeto de lei quer autorizar uso de drones com armas letais em Connecticut nos EUA
O projeto de lei que tramita na Câmara de Representantes de Connecticut quer autorizar que drones portem armas letais.
A proposta já passou pelo Comitê Judiciário e hoje vai para o plenário da Câmara. Se for aprovada, o estado vai ser o primeiro do país a permitir que a polícia use drones letalmente armados.
O texto original do projeto enviado pelo governo era para proibir o uso de drones para residentes, depois que um morador da cidade acoplou uma pistola e um lança-chamas algumas vezes a um drone.
A proposta foi rejeitada três vezes até que uma emenda manteve a proibição civil, mas acrescentou que drones armados poderão ser usados pela polícia.
No país, já existe um precedente legal. Desde 2015, o estado de Dakota do Norte permite que autoridades policiais usem drones equipados com armas menos letais, como bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha.
Apoiadores do projeto defendem que os drones armados podem ajudar a polícia a proteger a população, por exemplo, de um ataque terrorista. Mas entidades de defesa de direitos civis estão preocupadas com possíveis casos de abuso policial no uso dos equipamentos, caso a lei seja aprovada.




