Imprensa europeia repercute manifestação em Brasília

Internacional

Publicado em 25/05/2017 - 08:57 Por Taíssa Stivanin, da Radio France Internationale - Paris

A mídia europeia destaca na manhã desta quinta-feira (25) os violentos confrontos entre manifestantes e policiais nessa quarta-feira (24) durante os protestos em Brasília.

 

As imagens na televisão francesa mostram um cenário de guerra na Esplanada dos Ministérios e destacam que Temer tomou a polêmica decisão de convocar as Forças Armadas para conter os protestos. 

 

O diário espanhol El País destaca que a crise política se tornou insuportável para a população e chacoalha o coração político do Brasil, convertido em um campo de batalha. 

 

Para o jornal Le Figaro, a situação reflete a revolta dos brasileiros com os escândalos de corrupção e com as controversas reformas promovidas pelo governo.

 

Apesar de todo o caos, diz o jornal britânico The Guardian, o presidente brasileiro se agarra no poder e descarta deixar a presidência, alegando que vai lutar contra as acusações.

 

O jornal português Público destaca que Brasília se articula e já teria até eleito possíveis candidatos para ocupar o cargo de presidente e vice, caso Temer renuncie: Nelson Jobim (PMDB) e Tasso Jereissati (PSDB). 

 

* Em nota, a Secretaria de Segurança Pública diz que um inquérito foi aberto para investigar policiais militares que utilizaram arma de fogo, um procedimento que, segundo a PM, não pode ser adotado em manifestações. 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo