Imprensa mundial repercute vídeo divulgado por Trump contra CNN

Internacional

Publicado em 03/07/2017 - 20:50 Por Paola de Orte - Washington, (EUA)

Canais de televisão e jornais de todo o mundo, como New York Times, The Guardian, BBC e Le Monde repercutiram o vídeo postado  no twitter pelo presidente dos Estados Unidos, em que Trump aparece lutando contra um homem que tem, no lugar da cabeça, o logotipo da rede de televisão CNN.

 

O norte-americano Washington Post diz que Trump já publicou mais de 100 tweets criticando a CNN. E que a rede vem contratando, desde a campanha do ano passado, comentaristas a favor do presidente, para manter o equilíbrio das notícias levadas ao ar.

 

Trump já afirmou diversas vezes que acha que o canal é muito crítico e não diz a verdade sobre o seu governo, e vinha intensificando os ataques nos últimos dias.

 

No sábado, ele havia dito que iria trocar o apelido que usa para o canal de notícias falsas para notícias fraudulentas. E afirmou que o jornalismo da CNN é lixo.

 

O canal declarou ser triste que Trump esteja encorajando a violência contra repórteres e que ele se comporte de maneira que não corresponde com a dignidade do cargo de presidente dos Estados Unidos.

 

Organizações não governamentais também se pronunciaram.

 

O diretor do Comitê para Proteção dos Jornalistas afirmou que, toda vez que o presidente demonstra sua aversão à mídia, isso prejudica a habilidade dos jornalistas de exercer seu trabalho livremente.

 

Já a Associação pela Liberdade de Imprensa propôs que, nesta terça, no dia 4 de julho, em que os americanos comemoram sua independência, eles celebrem o direito e o dever da mídia de irritar o presidente. Nada, segundo a organização, é mais norte-americano, ou mais patriótico.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo