logo Radioagência Nacional
Internacional

Assembleia Geral da ONU discute hoje decisão dos EUA sobre Jerusalém

Assembleia Geral
Baixar
Leandra Felipe
21/12/2017 - 12:44
Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou cortar o auxílio financeiro para países que votarem a favor de um esboço de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) pedindo que o país volte atrás em sua decisão de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. 

 

Em uma rápida conversa com jornalistas nessa quarta-feira (20), Trump argumentou que países que recebem "milhões e até mesmo bilhões de dólares" não poderiam votar contra os Estados Unidos.

 

A Assembleia Geral da ONU vai realizar hoje (21) uma sessão especial de emergência a pedido de países árabes e muçulmanos para votar um esboço de resolução sobre o pedido de que os Estados Unidos voltem atrás sobre o reconhecimento de Jerusalém.

 

O texto foi vetado somente pelos Estados Unidos, na última segunda-feira (18), em uma reunião extraordinária do Conselho de Segurança da ONU. Os 14 membros restantes votaram a favor de uma resolução esboçada pelo Egito, que expressou desapontamento com as decisões recentes dos Estados Unidos sobre o status de Jerusalém. 

x