Protestos contra decisão sobre Jerusalém tomam conta da Cisjordânia, Gaza e todo mundo árabe

Jerusalém

Publicado em 07/12/2017 - 23:06 Por Paola de Orte - Washington

Os protestos aconteceram tanto na Cisjordânia quanto na Faixa de Gaza, perto da fronteira com Israel. Gaza é controlada pelo Hamas desde 2007. Nesta quinta (7), o grupo chamou seus seguidores para abandonarem novas tentativas de paz e lançarem uma nova intifada.

 

Também houve protestos no parlamento do Líbano, tanto de membros do Hezbollah quanto entre os refugiados palestinos. O líder do Hezbollah disse que apoia o pleito de uma nova intifada. O grupo xiita, que tem o apoio do Irã, é considerado por Israel uma das maiores ameaças às suas fronteias.

 

Ao redor do mundo árabe, mais protestos. No Egito, manifestantes gritavam: “com sangue em nossas almas, Jerusalém não será perdida.” Na Jordânia, mais manifestações, e a segurança da embaixada dos Estados Unidos em Amã teve que ser reforçada. Protestos também na Turquia e no Iraque, onde manifestantes diziam que Jerusalém é árabe. Em países muçulmanos como o Paquistão, manifestantes pisaram e atearam fogo na bandeira de Israel.

 

Depois de se reunir com o rei da Jordânia, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, diz que a decisão faz com que os Estados Unidos abram mão de um papel no Oriente Médio. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que muitos países seguirão a decisão dos Estados Unidos e que as negociações já começaram. A União Europeia defendeu que Jerusalém deve ser capital tanto de Israel quanto de um futuro estado palestino.

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo