Após ataque à Síria, Rússia convoca reunião do Conselho de Segurança da ONU

Conflito

Publicado em 14/04/2018 - 09:14 Por Leandra Felipe - Atlanta (EUA)

A Rússia convocou hoje uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas para discutir as ações que chamou de “agressivas” dos Estados e seus aliados.

 

A informação foi repassada pelo governo russo, em um comunicado assinado pelo próprio presidente Vladimir Putin.

 

No texto Putin afirmou: “a atual escalada da situação em torno da Síria tem um impacto devastador em todo o sistema de relações internacionais”. 

 

A Síria afirmou que a maioria dos misseis foram interceptados, mas o Pentágono afirmou em uma coletiva na noite dessa sexta-feira (13) que os alvos foram interceptados.

 

Segundo o Pentágono o bombardeios aéreos lançados nessa sexta-feira (13) pelos Estados Unidos, em conjunto com a França e Reino Unido, sobre a Síria tiveram como alvos três locais descritos como de "capacidades químicas: Um centro de pesquisa científica localizado na capital, Damasco, uma instalação de armazenamento de armas químicas, supostamente localizada a oeste de Homs, e ainda uma terceira próxima ao segundo alvo, onde - segundo o Pentágono - servia de armazém de equipamentos de armas químicas, além de um posto de comando.

 


O Pentágono disse que os Estados Unidos identificaram alvos sírios relacionados ao armamento químico e evitaram bases russas e alvos civis.  O secretário de defesa, James Mattis, afirmou que foi um “ataque único”, por enquanto, porque a meta é fazer com que Bashar Al Assad deixe de usar armas químicas – ação negada pelo governo sírio.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo