Papa Francisco pede fim da violência na Nicarágua

Internacional

Publicado em 23/04/2018 - 07:51 Por Mônica Yanakiew - Buenos Aires

O papa Francisco pediu nesse domingo (22) o fim da violencia na Nicarágua. Segundo o governo nicaraguense, dez pessoas morreram nos protestos contra a reforma da Previdência, que entra em vigor em julho.


Mas o Centro de Direitos Humanos da Nicarágua – que e independente do governo – diz que o número de mortos chega a 25. Entre eles, um jornalista que levou um tiro na cabeça enquanto cobria as manifestações.


Os manifestantes saíram às ruas na quarta-feira passada, depois que o governo decidiu reduzir as pensões em 5% e aumentar as contribuições de empresas e trabalhadores ao setor previdenciário.


Este é o maior desafio para o presidente Daniel Ortega, desde sua reeleição em 2016.


Ortega iniciou sua carreira como líder da Revolução Sandinista, de 1979, que derrotou a ditadura de Anastasio Somoza.


No sábado, ele foi à televisão e acusou os manifestantes de querer destruir a paz e a estabilidade na Nicarágua, semeando ódio.


Mas as organizações de Direitos Humanos acusam as forças de segurança de usar balas verdadeiras para reprimir os protestos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

IBGE lança site com dados da covid-19 em todos os municípios do país

Usuário pode consultar situação do seu município e de locais vizinhos

Baixar arquivo
Geral

PRF faz ações educativas em BRs até sexta-feira

A novidade este ano é a distribuição de panfletos digitais com o sistema QR Code, no qual o motorista faz a leitura de um código com a câmera do celular e tem acesso a vídeos educativos.

Baixar arquivo
Política

Ministro atribui incêndios florestais a fenômeno natural

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, criticou a campanha internacional contra o desmatamento no Brasil que, segundo ele, teria a intenção de derrubar o governo Bolsonaro.

Baixar arquivo
Esportes

Ativa contra o racismo, Ary Borges comemora chance na seleção feminina

Em entrevista na Granja Comary, em Teresópolis, onde a seleção feminina está em treinamento há uma semana, a meia do Palmeiras, de 20 anos, revela que usa a proeminência do futebol para combater o preconceito, seja de gênero ou racial. Ary é uma das novidades da convocação da técnica Pia Sundhage, ao lado de Pardal, do Corinthians

Baixar arquivo
Cultura

Primavera dos Museus tem atividades virtuais em 520 instituições

Até domingo, dia 27, as instituições realizam uma série de atividades com um tema em comum, Mundo Digital: Museus em transformação. Entre as mais de 1,3 mil atividades programadas estão palestras, visitas mediadas, exibição de filmes, contação de histórias, shows e rodas de conversa.

Baixar arquivo
Geral

Governo retoma obras da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho

Obras recomeçam com pavimentação e recuperação do Km 198 ao Km 250. Segundo o ministro Tarcísio Freitas, a intenção é que, em 2022, toda a extensão da rodovia tenha contratos para a entrega da rodovia toda pavimentada até o fim do ano

 

Baixar arquivo