Brasil questiona eleições na Venezuela; Grupo de Lima vai convocar embaixadores

Internacional

Publicado em 21/05/2018 - 11:25 Por Danyele Soares - Brasília

O governo brasileiro comentou a realização das eleições na Venezuela. Em comunicado, o Itamaraty se posicionou afirmando que o governo venezuelano não atendeu aos repetidos chamados da comunidade internacional para a realização de um pleito livre, justo, transparente e democrático. 

 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a eleição realizada nesse domingo não teve legitimidade e credibilidade, devido às condições em que ocorreu – com presos políticos, partidos e lideranças políticas inabilitados, sem observação internacional independente e em um contexto de absoluta falta de separação entre os poderes.

 

Para o governo brasileiro, a disputa eleitoral aprofundou a situação econômica, social e humanitária que aflige o povo venezuelano. 

 

O Ministério das Relações Exteriores informou ainda que vai continuar atuando na Organização dos Estados Americanos (OEA) em favor do restabelecimento da democracia no país vizinho.

 

Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia informaram que não reconhecem a legitimidade das eleições. As nações, que compõem o chamado Grupo de Lima – que discute alternativas para a crise venezuelana –, decidiram convocar os embaixadores da Venezuela nos respectivos países para prestarem esclarecimentos.


Nas eleições desse domingo, o presidente Nicolás Maduro foi reeleito para um mandato de seis anos com 67% dos votos válidos. Mas o índice de abstenção chegou a 54%. Nas últimas eleições em 2013, 80% do eleitorado compareceu às urnas. O único adversário de Maduro, Henri Falcón, conseguiu 21% dos votos. O opositor disse que não reconhece o resultado.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo