Novo presidente da Catalunha toma posse e defende independência da região

Espanha

Publicado em 15/05/2018 - 11:52 Por Marieta Cazarré - Lisboa

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, se reuniu hoje (15) com Pedro Sánchez, o líder do seu partido, o PSOE, para definir estratégias sobre como manter o controle do governo catalão. Ontem (14) a Catalunha elegeu um novo presidente. Quim Torra, assim como o seu antecessor, Carles Puigdemont, é separatista e quer a independência da região.

 

Quim Torra, em seu discurso de posse, repetiu diversas vezes que o presidente legítimo da Catalunha é Carles Puigdemont, o pivô do desafio independentista, que está autoexilado na Alemanha. Hoje, em seu primeiro ato como presidente, Torra visitará Puigdemont em Berlim.

 

Eleito com 66 votos a favor e 65 contra, Torra prometeu dar sequência à criação da República catalã e reempossar todos os políticos que foram destituídos com a aplicação do artigo 155, no final do ano passado, quando Puigdemont realizou um referendo considerado ilegal pelo governo central.

 

O primeiro-ministro Mariano Rajoy e o líder do PSOE estabeleceram hoje um acordo para lidar com o desafio separatista. Em uma declaração conjunta, PSOE e o governo acusaram Torra pela "natureza xenófoba de suas manifestações públicas" e afirmaram que manterão o controle das finanças do governo catalão. 

 

Rajoy e Sánchez indicaram que podem voltar a aplicar o artigo 155 da Constituição, que permitiu suspender temporariamente a autonomia da Catalunha, destituir Puigdemont e diversos conselheiros envolvidos na tentativa independentista e convocar novas eleições.

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo