EUA começa a impor tarifas sobre importação de aço e de alumínio a parceiros tradicionais

Internacional

Publicado em 01/06/2018 - 10:08 Por Paola de Orte - Washington (EUA)

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta (31) que vai impor tarifas sobre a importação de aço e de alumínio de tradicionais parceiros do país.

 

A partir desta sexta (01), Canadá, México e União Europeia não estarão mais isentos das taxas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio que começaram a ser impostas para a maior parte dos países em março.

 

Brasil, Argentina, Austrália  e Coreia do Sul continuam isentos das tarifas de aço e passam a exportar o produto por meio de um sistema de cotas, mas o Brasil não aparece na lista dos países que continuam isentos da tarifa sobre o alumínio. Portanto o país também passa a pagar 10% para exportar o produto aos norte-americanos. A Indústria do alumínio no Brasil preferia uma tarifa a cotas.

 

A Casa Branca diz que o excesso de oferta global de aço gera um problema de segurança nacional para os Estados Unidos. Segundo o governo, quanto mais o país importa, menos produz em casa, e, no caso de uma emergência nacional, não teria produção doméstica suficiente para infraestrutura e defesa.

 

Alguns dos países afetados pelo anúncio desta quinta estão entre os principais aliados dos Estados Unidos. Canadá e México são vizinhos e parceiros no Nafta, o tratado de livre comércio da América do Norte.

 

Já entre os países europeus estão alguns dos principais parceiros norte-americanos em temas políticos e de segurança. O que resta saber agora é se a decisão de Trump de iniciar uma guerra comercial com os aliados pode também influenciar sua relação em outras áreas.

 

O Canadá disse que vai impor tarifas sobre produtos norte-americanos. E também denunciar os Estados Unidos à organização mundial do comércio.

 

A União Europeia também afirmou que vai impor contra medidas e chamou as tarifas de inaceitáveis.

Últimas notícias
Geral

Onda de frio derruba as temperaturas no Rio de Janeiro

Pelo segundo dia seguido, o Parque Nacional de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, registrou temperaturas negativas e geada na parte alta.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições para o Enem terminam no próximo sábado (21)

A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via Pix, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Baixar arquivo
Educação

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta o homeschooling

Os destaques devem ser  analisados nesta quinta-feira pelos deputados.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: há 40 anos, Sophia Loren era presa por evasão fiscal

 A atriz de origem italiana havia acabado de desembarcar de um avião no aeroporto de Roma, na Itália. Aos 47 anos, Sophia Loren foi condenada a 30 dias de reclusão por ter deixado de pagar 180 mil dólares de impostos na década de 1960.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas do futebol

Na Taça Libertadores da América, o Athletico Paranaense venceu o Libertad por 2 a 0, o América Mineiro empatou com Tolima, na Colômbia, em 2 a 2, já o Palmeiras venceu o Emelec por 1 a 0.

Baixar arquivo
Cultura

Região Sul do país traz ações especiais na Semana Nacional dos Museus

O Museu do Olho em Curitiba - PR realiza palestras, oficinas e debates. Na cidade de Joinville - SC é possível conhecer o Museu Arqueológico de Sambaqui. Já em Porto Alegre - RS, o convite é para uma visita ao Museu de História da Medicina.

Baixar arquivo