Em viagem ao México, para participar da 1ª Reunião de Presidentes do Mercosul e da Aliança do Pacífico, o presidente Michel Temer se reuniu com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, na cidade de Puerto Vallarta.
Eles trataram da expansão nas relações comerciais entre os dois países. Temer saiu do encontro otimista, mas nenhum acordo a este respeito foi firmado, ainda.
“As relações México/Brasil, que já são mais do que razoáveis, estão sendo intensificadas por essa conversa que nós estamos tendo, especialmente no tocante às relações comerciais. O ministro da Economia [e o], ministro da Indústria e Comércio já conversaram bastante no passado e ficaram de conversar mais ainda para aumentar as exportações e importações.”
Temer e Peña Nieto também conversaram sobre a possibilidade de o México exportar feijão para o Brasil que, por sua vez, exportaria arroz para os mexicanos.
Além disso, Temer pediu para que o México aumente o limite de entrada dos frangos produzidos no Brasil.
O presidente Enrique Peña Nieto não assumiu nenhuma proposta com o Brasil, porque antes vai conversar com os demais integrantes do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte, bloco formado com Estados Unidos e Canadá.
O chefe de Estado mexicano disse, no entanto, esperar que Brasil e México avancem na área econômica, nas próximas semanas, e que o volume de comércio entre os dois países seja intensificado.
Após as reuniões desta terça-feira, Temer deixa o México. Fará uma parada em Brasília, mas a previsão é que siga ainda no mesmo dia para Joanesburgo, na África do Sul, para o encontro do Brics, bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul.