Crise humanitária na Venezuela será tema de reunião em Bogotá

Imigração

Publicado em 27/08/2018 - 13:01 Por Mônica Yanakiew - Buenos Aires

Representantes dos governos do Equador, Peru e da Colômbia reúnem-se nesta segunda-feira (27), na capital colombiana Bogotá. O tema é a crise humanitaria na Venezuela, que nos últimos três anos expulsou 1,6 milhão de pessoas do país o que afetou vários paises da região, inclusive o Brasil.


Os imigrantes venezuelanos continuam fugindo do desabastecimento e da hiperinflacao, que deve chegar a 1.000.000% até o final do ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).


Além da Venezuela, a Nicarágua também enfrenta uma crise política que está levando milhares de pessoas a se refugiar na vizinha Costa Rica.


Mais de 300 pessoas morreram em quatro meses de protestos contra o governo nicaraguense, entre eles uma estudante de medicina brasileira.


Outra brasileira, a documentarista Emília Melo, foi detida no sábado (25) quando se preparava para ir a uma marcha estudantil.


Ela foi levada ao Departamento de Imigrações da Nicarágua para ser deportada.


A Associação Nicaraguense de Cinematografia condenou o ato que considera ser uma tentativa do governo de censurar a informação.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo