Ernesto Araújo sugere criação de grupo interministerial para discutir a situação na Venezuela

Internacional

Publicado em 01/02/2019 - 21:35 Por Bianca Paiva - Brasília

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse, nesta sexta-feira (1º), que sugeriu à Casa Civil da Presidência da República a criação de um grupo interministerial para discutir a situação na Venezuela. Ainda não há prazo para início dos trabalhos.

 

Entre os assuntos que poderão ser tratados pelos ministérios estão pequenas sanções para pressionar o presidente Nicolas Maduro, como congelamento de bens de autoridades venezuelanas no Brasil, e o pedido de ajuda humanitária feito pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, que se autoproclamou presidente interino do país no último dia 23.
 

Questionado sobre as dívidas da nação vizinha, o chanceler informou que isso também poderá entrar na pauta do grupo de trabalho.
 

 
Araújo afirmou que a Venezuela está avançando no processo de recuperação da democracia, mas que o final da crise só virá quando o presidente Nicolas Maduro for totalmente destituído do cargo.
 

 
A situação e possíveis medidas em relação à Venezuela também vão ser debatidas na próxima segunda-feira (4), no Canadá, em reunião do Grupo de Lima, formado por 13 países e o Brasil. O ministro Ernesto Araújo disse que não há uma proposta específica a ser apresentada pelo governo brasileiro, mas que espera uma posição firme do grupo.
 

O chanceler também comentou sobre a criação, pela União Europeia, de um Grupo de Contato de países europeus e latino-americanos para tratar de novas eleições na Venezuela.
 

O ministro Ernesto Araújo falou ainda que, se houver disposição, o governo brasileiro poderá conversar com a China e a Rússia - países que apoiam o governo de Nicolas Maduro - e mostrar a realidade da Venezuela e o que o regime de Maduro fez com o país e continuará fazendo, caso permaneça no poder.

Últimas notícias
Esportes

Brasileiro fica com o bronze em prova de atletismo na Espanha

O corredor brasileiro Mikael de Jesus correu a prova de 400m com barreiras no Meeting Ibero-americano na cidade de Huelva, na Espanha. 

Baixar arquivo
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Esportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

Baixar arquivo