Guaidó convoca parlamento para decretar estado de emergência devido a apagões

Venezuela

Publicado em 11/03/2019 - 12:28 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição ao governo de Nicolás Maduro, convocou uma sessão de emergência, para esta segunda-feira (11), com objetivo de discutir o apagão energético que atinge a maioria dos estados do país vizinho desde a última quinta-feira (7).

 

Algumas localidades já registram o retorno da energia nesta segunda-feira (11).

 

Diante do quadro, o presidente da Assembleia e autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, convocou a sessão do parlamento para solicitar a aprovação de um decreto de emergência nacional.

 

Diante da ruptura entre as relações do Executivo, Judiciário e Legislativo na Venezuela, o decreto pode ter efeitos limitados.

 

Já o governo de Nicolás Maduro afirma que o apagão energético foi uma sabotagem ao Sistema Elétrico Nacional promovida pelos Estados Unidos.

 

O ministro das Comunicações da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou que um dos Sistemas de Controle Energético, responsável por distribuir 80% da energia do país, foi alvo de um ciberataque, o que teria provocado o colapso energético. 

 

Em Caracas, a estatal do metro da capital acionou rotas de ônibus para substituir os trens que ficaram paralisados.

 

Já o ministro de defesa da Venezuela, Vladimir Padrino Lopez, das Forças Armadas, informou que todas as instalações de distribuição de energia elétrica estão sendo agora protegidas e que as linhas de transmissão de energia estão sendo monitoradas por vias aéreas.

 

O Grupo de Lima responsabiliza o governo de Nicolás Maduro pelo apagão. 

 

 

 

 

 

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo