Sri Lanka: Papa e líderes mundiais condenam ataques a cristãos durante a Páscoa

Internacional

Publicado em 21/04/2019 - 12:51 Por Sumaia Villela, com agências internacionais - Brasília

Líderes mundiais e a comunidade católica reagiram aos atentados massivos provocados em igrejas e hotéis no Sri Lanka, neste domingo (21). As explosões ocorreram durante as missas de Páscoa.

 

O papa Francisco condenou os ataques em sua mensagem de celebração da data cristã. Ele exprimiu tristeza, declarou estar próximo de “todas as vítimas de uma violência tão cruel” e confiou “ao senhor os que morreram tragicamente”.

 

O papa afirmou, ainda, que reza pelos feridos e todos os que sofrem pelo “acontecimento dramático”.

 

O arcebispo de Colombo, capital do Sri Lanka, falou de forma mais dura, ao pedir que o governo “puna sem piedade” os responsáveis pelos atentados. Ele disse, ainda, que espera uma investigação sólida e imparcial sobre os atentados.

 

Líderes de diversas nações também prestaram condolências e ofereceram ajuda ao Sri Lanka.

 

Pelo Twitter, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou que a União Europeia está pronta para auxiliar o país, assim como Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

 

O presidente Jair Bolsonaro também usou a rede social para deixar sua mensagem em nome dos brasileiros. Ele afirmou que o extremismo deixou “morte e dor” neste dia sagrado e pediu à Deus para confortar as pessoas que sofrem.

 

A Turquia, os Emirados Árabes e o Catar, entre outros países do Oriente Médio, também condenaram os ataques.

 

Pelo menos 207 pessoas morreram, das quais ao menos 35 eram estrangeiras. Mais de 450 ficaram feridas.

 

As explosões ocorreram, primeiro, em três igrejas e quatro hotéis de luxo. Depois, dois homens-bomba cometeram suicídio, um em uma casa de hóspedes e outro em um prédio no subúrbio da capital.

 

Nenhum grupo terrorista reivindicou os atentados até agora.

 

Os primeiros envolvidos nos atentados foram presos pela polícia local. Um toque de recolher foi decretado por tempo indeterminado e as redes sociais foram suspensas, temporariamente, no país.

 

O primeiro-ministro do Sri Lanka convocou uma reunião do Conselho de Segurança Nacional para o fim do dia.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo