Cúpula do Brics: Brasil quer ampliar acesso ao Banco de Desenvolvimento do bloco

Cúpula do Brics

Publicado em 13/11/2019 - 06:04 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A 11ª Cúpula do Brics reúne nesta quarta (13) e quinta-feira (14), em Brasília, líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O bloco foi criado há 13 anos para estimular a cooperação entre as principais economias emergentes do planeta.

 

O cientista político especialista em relações internacionais  Creomar de Souza avalia que será uma oportunidade para fazer avançar a integração econômica entre os países.

 

Já o professor de relações internacionais da Faculdade Rio Branco, Pedro Costa Júnior, pondera que o alinhamento do Brasil com os Estados Unidos pode trazer dificuldades na relação com Rússia e China.

 

Ampliar o acesso do Brasil ao Banco de Desenvolvimento do bloco, criado para oferecer crédito barato aos integrantes, é um dos objetivos do Brasil no atual momento do Brics.

 

O cientista político Creomar de Souza acredita que o país tem se aproximado de membros do grupo, especialmente a China.

 

A Confederação Nacional das Indústrias do Brasil (CNI) defende, na atual cúpula, a redução das barreiras tarifárias ou sanitárias para os produtos brasileiros. Por outro lado, segundo os especialistas ouvidos, os russos e chineses querem aumentar a presença de produtos industrializados no mercado brasileiro.

 

Para o cientista político Pedro Costa Júnior, é preciso ceder para avançar em propostas que interessam aos empresários brasileiros.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo