logo Radioagência Nacional
Internacional

Príncipe Charles testa positivo para Covid-19; Reino Unido tem 424 mortes pela doença

Reino Unido
Baixar
Lana Cristina
25/03/2020 - 16:37
Brasília

A coroa britânica anunciou, nesta quarta-feira (25), que o príncipe Charles testou positivo para o novo coronavírus. O monarca, de 71 anos, apresentou sintomas da covid-19, mas, segundo um porta-voz da monarquia do Reino Unido, passa bem.

 

Camilla Parker Bowles, esposa de Charles e duquesa da Cornualha, de 72 anos, também foi submetida ao teste, mas não está infectada. Ambos estão isolados no Castelo de Balmoral, na Escócia.

 

Em comunicado, o Palácio de Buckingham afirmou que Charles não se encontra com a mãe, a rainha Elizabeth, desde 12 de março. A rainha, aliás, que tem 93 anos, deixou Buckingham no último dia 19 e está isolada no palácio de Windsor. Ela, inclusive, reduziu o tamanho da equipe que a atende para preservar a saúde de todos.

 

O palácio também informou que o príncipe Charles está seguindo todas as recomendações médicas no que diz respeito a seu bem-estar. Não sabe, no entanto, quem transmitiu o vírus ao príncipe pois, nas últimas semanas, ele teve vários compromissos como representante público.

 

O Reino Unido foi um dos últimos países da Europa a anunciar o confinamento obrigatório, declarado na última segunda-feira. O primeiro-ministro, Boris Johnson, depois de resistir a medidas mais drásticas, fez um apelo para que os cidadãos britânicos permaneçam em suas casas.

 

Em pronunciamento, ele disse que, se houver um aumento repentino no número de contaminados pelo coronavírus, os hospitais podem ficar superlotados, gerando um colapso no sistema de saúde do Reino Unido. Desde o início da semana, os britânicos só podem sair de casa com uma autorização do governo, para fazer compras essenciais, se exercitar uma vez por dia, ir ao médico ou ao trabalho, quando o home office não for possível.

 

Nessa terça-feira (24), o Reino Unido registrou 87 mortes por covid-19. Desde que a doença chegou ao país, já morreram 424 pessoas.     

x